O Algarve vai hastear 91 Bandeiras Azuis este verão, das quais 85 em praias, quatro em marinas e duas em embarcações ecoturísticas. A qualidade e segurança ambiental das zonas balneares algarvias são assim reconhecidas por este galardão internacional, reforçando a importância do sol e mar como um dos maiores atrativos turísticos da região.
Para o presidente do Turismo do Algarve, João Fernandes, “a atribuição destes galardões é o reconhecimento do trabalho que tem sido desenvolvido ao longo dos anos nos 13 concelhos com praias costeiras do Algarve, tanto pelo investimento na melhoria gradual das condições das praias como a crescente preocupação com a preservação da qualidade das águas balneares.”, lê-se em comunicado.
Ao todo, o júri internacional Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) atribuiu o galardão a 394 praias, 17 portos de recreio e marinas nacionais e 21 embarcações ecoturísticas, número que coloca Portugal em 6.º lugar entre os 50 países que desenvolvem o Programa Bandeira Azul.
Albufeira, candidato novamente ao reconhecimento Bandeira Verde ECOXXI, é o município com mais Bandeiras Azuis (26). A Cerimónia simbólica do Hastear da Bandeira Azul e Praia Acessível teve lugar no dia 2 de junho numa das mais emblemáticas praias da frente urbana do concelho, na Praia dos Pescadores, e contou com as presenças do presidente da Câmara, elementos do Executivo, presidentes das Juntas de Freguesia, representantes da Autoridade Marítima, GNR, ANSA, Bombeiros Voluntários de Albufeira, técnicos e diretor da APA-ARH, Centro de Saúde de Albufeira e ACES Central, o candidato à RTA, entre vários funcionários da autarquia.
Pode consultar a lista de todas as praias reconhecidas com a Bandeira Azul aqui.