O Dia Internacional dos Museus vai sublinhar em 2023 o potencial destes espaços para a sustentabilidade e bem-estar. “Museus, Sustentabilidade e Bem-Estar” será o mote alusivo ao próximo dia 18 de maio, data celebrada anualmente, desde 1997, para reforçar os laços dos museus com a sociedade, através de várias atividades culturais. “Os museus podem dar um contributo importante para o bem-estar e o desenvolvimento sustentável das comunidades”, sublinha o Conselho Internacional de Museus para justificar o tema, acrescentando que “podem ter um efeito cascata para motivar mudanças positivas” no mundo.
O Conselho Internacional de Museus alinha o tema anual com os objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas, em particular com 3: combater o isolamento social, combater o impacto das alterações climáticas, e a sensibilizar para a perda da biodiversidade, incentivando a proteção da vida na Terra e o uso sustentável dos ecossistemas terrestres.
Segundo o Conselho, estas ações para um futuro sustentável podem ser concretizadas através de programas educativos, exposições, investigação e divulgação nas comunidades onde os museus estão inseridos. Com este tema, a entidade espera incentivar todos os museus do mundo a “mostrarem o seu potencial transformador para o desenvolvimento sustentável e bem-estar”, com maior visibilidade nas iniciativas do dia 18 de maio de 2023.